sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Gravação "doméstica?" com alta definição preocupa indústria...








Temor de produtores é de que programas da TV digital acabem vendidas em camelôs

Enquanto não está definido como será o processo de gravação doméstica dos programas da TV digital, o novo padrão de transmissão traz uma preocupação às emissoras. Se for liberada a gravação em alta definição (imagem com qualidade de DVD e som de CD), os produtores temem que cópias sejam multiplicadas de forma pirata e acabem vendidas em camelôs.

A possibilidade de que haja um sistema anticópias, defendida por alguns setores do governo e entidades ligadas às redes, porém, assusta aqueles que acham sagrado o direito dos telespectadores de gravarem seus programas favoritos — desde que não façam uso comercial das cópias. O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) é contra o sistema anticópia.

— Inicialmente, com o sistema anticópia não se poderia copiar nada. Agora, estão sendo definidas quais serão permitidas. Nossa posição é que não se pode restringir direitos legítimos que há hoje na lei de copiar — diz o advogado Luiz Fernando Moncau.

Estudo técnico-jurídico sobre a adoção do sistema anticópia feito pela Fundação Getulio Vargas, há três meses, mostra que o bloqueio é ineficaz.

— Encontramos vários problemas. Por exemplo: a lei de direitos autorais prevê que toda pessoa pode copiar pequenos trechos para fins privados. O bloqueio tecnológico violaria esse direito — afirma Bruno Magrani, professor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV.

Segundo a assessoria de comunicação da Casa Civil, em 28 de maio, o Comitê de Desenvolvimento da TV Digital, órgão interministerial, decidiu não autorizar a instalação de bloqueadores. Os radiodifusores não gostaram da decisão e encaminharam um recurso. Foi elaborado novo parecer, que será submetido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se Lula não anunciar sua decisão até 2 de dezembro, valerá o parecer em vigor. Ou seja, os telespectadores poderão fazer as gravações para fins domésticos. E as emissoras não poderão restringir as cópias.

— O que a Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores) e a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) propõem é permitir só uma cópia em alta definição e inúmeras outras em padrão standard (sistema atual, das TVs analógicas). Senão, ninguém vai vender DVD, por exemplo — afirma Frederico Nogueira, vice-presidente da Abra.

Vantagens da TV Digital
Maior qualidade entre vídeo e áudio
Mais interatividade com o telespectador
Transmissão da programação para terminais móveis como celulares ou laptops
Acesso à internet diretamente pela televisão
Escolha de câmeras diferentes em determinadas programações como shows ou partidas de futebol
Possibilidade de participar em enquetes ou pesquisas
Programações com notícias sobre artistas, shows, filmes, previsão do tempo etc
Controle da programação mais eficiente. Pais poderão limitar os programas que seus filhos assistirão, por exemplo.

Diferenças da resolução de tela
TVs atuais
Definição: 480 linhas horizontais
Proporção de tela: 4:3
Distância de visualização: Sete vezes a altura da tela
Ângulo de visão: 10 graus
HDTV (alta definição)
Definição: até 1080 linhas horizontais
Proporção de tela: 16:9
Distância de visualização: Três vezes a altura da tela
Ângulo de visão: 30 graus

O que muda no áudio
A TV digital transmitirá o áudio em seis canais, da mesma forma como ocorre com DVDs e home theaters. O sistema é separado e produz a mesma sensação do cinema. O modo antigo possibilitava apenas dois canais de som, no sistema analógico.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei do artigo mas creio ser necessario alguns esclarecimentos,primeiro a resolução maxima que um dvd padrão tolera é 720x480,portanto nao ha como gravar um dvd com alta definição para ser reproduzido em um aparelho convencional,poderia por computador na codificação H264 ou AVCHD que só seria passivel de reprodução em aparelhos de BLU-RAY,com baixissima capacidade de armazenamento pois seriam necessários por volta de 25GB para um filme em alta definição de 2 horas e o DVD só tem 4,7GB,
Segundo,nenhum aparelho no mercado internacional possui conexões de entrada que possibilitem a gravação de conteúdo de alta definição,a única conexão de entrada compativel é o firewire,e nenhum aparelho no Brasil,seja set up box,set cablebox digital hd tem essa conexão,de modo que hoje mesmo que não ouvesse o bloqueio não haveria meios de copiar conteudo de alta definição,terceiro supondo que houvesse como se copiar em alta definição,a unica media disponivel,compativel é o BLU-RAY cujo disco virgem é carissimo,se não fosse,o aparelho não é muito popular nem em países ricos,quem iria se interessar em fazer pirataria por um publico muito pequeno.Quarto se houvesse como gravar em alta definição,o disco fosse barato,ouvesse um aparelho de BLURAY em cada lar,quem iria comprar um disco de algo que passou na televisão???Hoje vc já viu alguem comprar dvd pirata de algo que passou na TV?O que faz sucesso na pirataria são coisas que só existem em dvd ou nem foram lançados ainda.é como tentar vender ar engarrafado...e ainda tem que pagar o vasilhame...