segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Dia da Consciência Negra é celebrada com atividades.

Foto: Glauco Spíndola

Diversos locais do Recife celebram o Dia Nacional da Consciência Negra,comemorado nesta terça-feira (20), com atividades especiais. Na capital pernambucana.

Um dos destaques do dia é a 3ª Caminhada das Escolas Municipais do Recife com a participação de mil e quinhentos estudantes, com o intuito de promover a igualdade racial. A concentração para a passeata acontece às 15h no Parque 13 de Maio, com destino ao Pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na avenida Dantas Barreto.

As principais manifestações negras estão concentradas no Pátio de São Pedro, onde é realizado tradicionalmente a Terça Negra.No local, a partir das 18h, haverá apresentação do Maracatu Cambinda Estrela (Campina do Barreto), seguido do desfile de bijuterias, roupas e penteados afro do Salão Anastácia. Às 19h, o grupo Korin Orishá e professor José Amaro (Engenho do Meio) fazem uma saudação aos orixás, abrindo a noite para a música, com Obá Nigé (samba, às 20h), Lia de Itamaracá (ciranda, às 21h), Ilé Egibá (afoxé, às 21h30) e Afoxé Alafim Oyó (às 22h).

Olinda - Em Olinda, o Dia Nacional da Consciência Negra vai ser comemorado com a 2ª Marcha pela Libertação do Povo Negro. O evento acontece às 15h, com concentração na Praça 12 de Março, no Bairro Novo e tem o apoio do Movimento Negro unificado e da União de Negros pela Igualdade (Unegro).

Abreu e Lima - Em Abreu e Lima, a data será comemorada na Praça de São José, no centro da cidade, com festa a partir das 18h. Participam das comemorações o grupo de capoeira Dantos, Escola de Capoeira Mestre Del Bruto, Maracatu Estrela de Ouro de Olinda e grupo B-Boys. O acesso é gratuito.

Nenhum comentário: