sábado, 25 de outubro de 2008

III Kipupa Malunguinho, Coco na Mata do Catucá

Tradição, cultura, discussão e Religiosidade em matas fechadas!

O Quilombo Cultural Malunguinho, convida para o III Kipupa Malunguinho, Coco na Mata do Catucá. Evento que leva para Matas fechadas do antigo Quilombo do Catucá (século XIX), o antigo Quilombo dos Malunguinhos, Palestras, Religiosidade da Jurema Sagrada e muito Coco de raiz, com os mestres e mestras de nossa cultura de tradição.

Data: 26 de outubro de 2008
Local: Matas fechadas do Engenho Pitanga, Abreu e Lima – PE – Brasil.
Horário: Saída às 7h da manhã.
Saída dos ônibus: Largo do Carmo, Avenida Dantas Barreto – Recife. Nascedouro de Peixinhos, Avenida Brasília s/n, Peixinhos – Olinda.
Contribuição: R$: 10.00
Incrições: quilombo.cultural.malunguinho@gmail.com
Blog: qcmalunguinho.blogspot.com (enviar: nome completo, RG, entidade (terreiro) e contatos).Vagas limitadas!

Programação:
9h - Palestra Acais, uma perspectiva de preservação da história da Jurema Sagrada do Brasil, a Jurema como Religião Primaz do Brasil.
09h30 -Recital de Poesias Negras
10h - Cerimônia religiosa (Gira de Jurema na mata, com sacerdotisas e sacerdotes, e índios)
Descida de mata à dentro: Coco com os mestres e mestras: Mestre Galo Preto (www.myspace.com/mestregalopreto), Dona Elisa do Coco, e sacerdotes e sacerdotisas da Jurema Sagrada.
12h - Volta do coco e alimentação (continuação do coco no sítio).
Retorno às 14h.
Trajes: Mulheres: Saia Comprida (colorida ou branca) e blusa a gosto (em cores claras ou colorida).Homens: Calça comprida e camisa (coloridas ou brancas), chapéu se possível.

*Na ocasião estaremos realizando a filmagem do documentário sobre Malunguinho, e algumas pessoas podem ser solicitadas a dar entrevista. O traje preto não será aceito. Leve seu pandeiro e seu axé! Juremeiros levar suas "Gaitas".Tod@s podem Participar! Leve sua água e seu lanche.

O *Kipupa Malunguinho, tradição criada em 2006 pelo Quilombo Cultural Malunguinho, com intenção de celebrar a memória do líder quilombola Malunguinho (em especial o João Batista, morto em 18 de setembro de 1835) em terras e matas de seu antigo quilombo O Catucá. Trazendo a representatividade das tradições culturais negras e indígenas brasileiras, o evento compõe uma experiência de troca de saberes e de contato com a sociedade e a religiosidade da Jurema Sagrada e o coco, com diversos artistas e mestres a realizarem o maior evento em matas fechadas do Brasil. *(a palavra Kipupa, vem do tronco lingüístico do Kimbundo, uma das principais línguas faladas em Angola-África, e significa "agregação", "união", "coesão", "encontro" de pessoas em prol de algum objetivo, que no nosso caso é a união e agregação de sacerdotes, artistas, acadêmicos, representantes políticos, estudantes e interessados para celebração e vivência, na memória, tradição e reflexão do papel do negro/índio na história e construção do país, reverenciando sempre a ancestralidade nossa).

Contatos: Alexandre L'Omi L'Odò e João Monteiro
Informações: + 55 81 8887.1496 9428.4898