quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cine Coque Vive apresenta memórias das comunidades Roda de Fogo e Coque

Nesta sexta, a partir das 17h, mais um Cine Coque Vive ocorrerá em frente à Academia da Cidade, na Rua Bahia Formosa. Desta vez, rodas de break e malabares vão animar a exibição dos documentários A linha, a maré e a terra: memórias do Coque, realizado por jovens moradores do local e alunos da UFPE, e Roda de Fogo: Cidade Encantada, que recupera a história de resistência dessa comunidade do Recife.

O primeiro filme é resultado da pesquisa "Coque Vive: uma investigação sobre o repertório sociocultural de uma comunidade da periferia do Recife", realizada no âmbito do Coletivo Latino Americano de Jovens Promotores de Juventude, um projeto da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Os autores dessa pesquisa são Rafael Souza, Roberta Lira (monitores do projeto e alunos da UFPE), Monick França, Sandokan Xavier e Gutembergue de Lima (jovens do Coque, sendo Monick atualmente universitária da UFPE). Todos eles integram o projeto de extensão em Comunicação da UFPE Coque Vive.

Através de entrevistas com antigos moradores, esse grupo recuperou memórias de uma luta política e de uma relação afetiva com o bairro relatadas no filme. Desde 2006, um conjunto de ações com o objetivo de transformar as representações sociais do bairro dentro e fora da comunidade tem se dado em rede com atores locais e com o projeto Coque Vive. Roda de Fogo: Cidade Encantadaé projeto de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco feito por uma moradora do bairro, Catarina de Angola, e mais duas colegas de turma, Nara Pinilla e Bruna Borges no primeiro semestre de 2008.

O documento relata o que aconteceu a partir de 1987, quando cerca de três mil famílias ocuparam uma área do Governo Federal, dando origem à Roda de Fogo. Através de uma forte organização política, os moradores desse bairro construíram uma das maiores lutas pela efetivação do direito à moradia da cidade do Recife A iniciativa de realizar o evento é do coletivo de jovens do Coque Movimento Arrebentando Barreiras Invisíveis (MABI), do Observatório de Favelas e do projeto Coque Vive. As sessões de cinema ocorrem a cada 15 dias, alternando exibições na Biblioteca Popular do bairro e na rua.

No dia 1 de novembro, acontecerá o lançamento do documentário na Roda de Fogo sobre a história dessa comunidade. Com shows de bandas locais, a festa tomará conta da quadra da Roda, a partir das 18h, na Rua Professor Arthur Coutinho, por trás do terminal de ônibus.

Cine Coque Vive
A linha, a maré e a terra: memórias do Coque (Recife, 2008, 15 min)
Roda de Fogo: Cidade Encantada(Recife, 2008, 22min)
Apresentações da Trupe Circus e rodas de break
Quando:24/10/ 2008, sexta-feira, a partir das 17h
Onde:Rua Bahia Formosa, em frente à Academia da Cidade, no Coque
Mais informações:81- 9219.7867
www.coquevive.wordpress.com
www.agenciaroda.wordpress.com
Como chegar: qualquer ônibus que se dirija à estação Joana Bezerra, a maior parte deles param na Academia da Cidade