segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Jovens fazem Colônia de Férias em Chão de Estrelas!


Uma escola melhor é possível, essa é a idéia que motivou um grupo de 14 jovens a organizar uma colônia de férias na comunidade de Chão de Estrelas em Recife. As inscrições serão no dia 17, das 9h às 12h, na Escola São Judas Tadeu. As atividades vão de 18 à 25 de janeiro, encerrando com a apresentação dos resultados das oficinas, e com a entrega do documento Propostas para uma Escola Melhor, que será elaborado pelos participantes ao logo dos encontros.

Essa iniciativa não conta com nenhum financiamento governamental. Todo apoio está sendo dado pelos grupos comunitários: Daruê Malungo, Centro de Organização de Chão de Estrelas, Balé Afro Axé Orum, Coletivo Gambiarra Imagens e Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Pernambuco.

Ricardo Estevan, um dos jovens organizadores do evento esclarece, “o objetivo é sensibilizar as pessoas para não depredar, nem pixar a escola, e proporcionar um momento de encontro e lazer para as crianças e adolescentes nas férias” afirma. Além de provar que quando as pessoas se juntam, mesmo sem recursos, podem fazer muitas coisas boas.

Foram planejadas 10 oficinas culturais e esportivas, onde debaterão o tema: Em nossa comunidade, uma escola melhor é possível. Estima-se a participação de 200 crianças, adolescentes e jovens. Futebol, percussão, dança popular, fanzine, vídeo, brincadeiras infantis e gincana ambiental, são algumas das atividades lúdicas pensadas para o momento.

As aulas aconteceram nos grupos da comunidade, pois a única escola da área, à São Judas Tadeu estará em reforma no período. A programação completa está disponível no blog, www.coletivogambiarraimagens.blogspot.com . Embora o foco seja as crianças, adolescentes e jovens da comunidade, a participação é livre para todas as idades.

Chão de Estrela é um bairro violento e com uma forte presença do tráfico de drogas, iniciativas como essa ajuda a diminui o poder de aliciamento do tráfico, nesse período. Uma pesquisa realizada em outubro do ano passado, pelos jovens do projeto Rede Jovem, com atuação no local. Revelou que quase 45% dos 258 entrevistados já usaram algum tipo de droga. Todos os pesquisados tinham entre 12 à 24 anos.

SERVIÇO

O que? 14 jovens promovem uma Colônia de Férias;

Onde? Na comunidade de Chão de Estrelas, zona norte do Recife;

Quando? No dia 17 às inscrições, e de 18 à 25-01 às oficinas, das 9h às 12h;

Contato: 3231-3911 – Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – PE

9958-7725 – Adriano Lima (educador)

9177-4773 – Tamires Fernanda (jovem organizadora)

9223-2934 – Fabiane dos Santos (jovem organizadora)

9265-9223 – João Batista Junior (assessoria)

Colônia de Férias em Chão de Estrelas

PROGRAMAÇÃO

17-01

9h Arrastão Cultural nas ruas da comunidade

11h Inscrições na Escola São Judas Tadeu

18 à 24-01

9h Oficinas:

- Dança Popular no salão anexo do Posto de Saúde

- Dança Afro no Daruê Malungo

- Dança Afro no Balé Afro Axé Orum

- Percussão em Pau e Lata no PDA

- Fanzine, Gincana Ambiental e Percussão na Associação dos Moradores

- Vídeo no Coletivo Gambiarra Imagens

- Futebol no Campo de Chão de Estrelas

25-01

9h Brincadeiras Infantis

14h Apresentação dos resultados das oficinas

16h Entrega do documento Propostas para uma Escola Melhor, a diretora